quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pregação Ezequiel 37


Texto base: Ezequiel 37.1-14

Deus coloca Ezequiel em frente a um vale de ossos secos. Deus diz a Ezequiel que a casa de Israel são esses ossos secos. O povo judeu que ficou cativo por ter abandonado os caminhos do Senhor continuou suas abominações quando em cativeiro (cap. 36).
1 Mortos espiritualmente: Da mesma forma como o povo de Israel essa é a condição natural de todos os homens.  Em Efésios 2.1 Paulo diz que Deus nos deu vida estando nós mortos em nossos delitos e pecados. Essa é a condição espiritual de todo homem. “Rm 3.10-11 Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus;”
Na condição de mortos nenhum homem pode fazer nada para se salvar, não podemos confiar em nossas obras de justiça “Isaías 64.6   Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.” Como diz Whitefield tentar se salvar por boas obras é como construir uma escada de areia até a lua. Essa é a nossa condição desde o nosso nascimento “Salmos 51.5   Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Não há vantagem nenhuma para aqueles que nascem em uma família cristã, essa é nossa condição quer nós sejamos filho de um cristão fiel ou de uma prostituta “Romanos 3.9   Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;” Naturalmente somos inimigos de Deus e incapazes de se chegar até Deus. João 6:44, " Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer." Os ossos que Ezequiel viu não estavam somente secos eles estavam sequíssimos. Porém como diz Arthur w. Pink “mas a morte não é a extinção do ser (aniquilação) — morte espiritual é a alienação de Deus . Aquele que é espiritualmente morto está bem vivo e ativo no serviço de Satanás. “Efésios 4.18   obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,”
Sendo essa a condição do homem somos incapazes até mesmo de ter fé, por isso até mesmo a fé não vem de nós, mas é dom de Deus. (Ef 2.8)
 No v.3 Deus faz uma pergunta ao profeta. Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? E então o profeta responde SENHOR Deus, tu o sabes.
Olhando para o homem vemos que nele não há esperança, quando olhamos a um monte de ossos não há esperança que eles possam viver. Mas Ezequiel falava com Deus e sabia que ele poderia reviver os ossos. Ezequiel diz ossos secos ouvi a palavra do SENHOR.
 2. Só a Palavra de DEUS pode fazer reviver o homem. È muito comum se utilizarem métodos da psicologia, do marketing e todo tipo de invenções humanas para encher a Igreja, e realmente esses métodos são perfeitos para encher a igreja, mas você enche a igreja de pessoas mortas mas só a Palavra de DEUS pode fazer o homem reviver, só o verdadeiro Evangelho dá a vida aquele que estava morto.
A Palavra de DEUS é a semente da parábola do semeador (Lucas 8.11) Nem mesmo o solo fértil pode dar frutos se a semente não for lançada. Os métodos humanos enchem as igrejas de pessoas mortas, porque oferecem tudo aquilo que os homens carnais querem: “prosperidade, entretenimento, ”.
Paulo diz na sua segunda carta a igreja de Corinto “1 Coríntios 2.1-5  Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
Paul Washer diz: “Deus escolheu a pregação como meio de salvar o homem para que a sua fé não descanse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”.
Por mais secos que fossem aqueles ossos eles reviveram com a Palavra de Deus e somente ela pode dar vida ao homem.

3. A Palavra de Deus pode dar vida a qualquer homem. Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?(v3) Ela não faz reviver simplesmente ossos que estão secos, mas ossos que estão sequíssimos. A Palavra de Deus deu vida a Paulo o principal dos pecadores “1 Timóteo 1.15-16   Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.”
Em Marcos 2.17 Jesus diz “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.”
No capítulo 1 de Isaías nos v.5 e 6 o profeta diz “Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”. Nos versos seguintes Deus condena toda a religiosidade hipócrita do povo, mas nesse mesmo capítulo o profeta diz no v 18  “ Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.”
Em Romanos 5.8 Paulo diz “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
E nesse dia, quando a sua palavra nos da vida sabemos que Deus é o Senhor quando ele nos tira da sepultura (v 13).
4. Mas além da carne, pele e tendões que cresceram naqueles ossos, eles ainda não tinham o Espírito de Deus. No v. 14 o Senhor diz “Porém em vós o meu Espírito, e vivereis”.
Deus sela aqueles que Ele Salva com o seu Espírito. Na epístola de Paulo aos efésios o apóstolo diz: “1.13   em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;” O Espírito de Deus nos capacita a sermos suas testemunhas Em Atos 1.8 Jesus diz “1.8   mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
O Espírito Santo testifica que nós somos Filhos de Deus “Romanos 8.16   O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Com o Espírito de Deus passamos de ossos secos para se tornar um exército (v.10). A igreja de Deus é um exercito que não luta com armas ou métodos humanos. As nossas armas são descritas em Efésios capítulo 6
(verdade, justiça, evangelho da paz, salvação, fé, Palavra de Deus e a oração).
Em Colossenses vemos que Epafras era um soldado que lutava em oração Colossensses “4.12 Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.” (ARF)
Aplicação.
- Muitos dizem “estou começando a perder a esperança na humanidade” mas a Bíblia nos diz que não devemos ter esperança na humanidade “Jeremias 17.5   Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” mas mais do que perder a esperança na humanidade você precisa perder a esperança em si mesmo, em suas obras, em sua religiosidade, “Mateus 16.24   Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Devemos negar a nós e confiarmos somente em Cristo “2 Coríntios 5.21   Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Como diz Spurgeon “Preparem-se, meus jovens amigos, para se tornarem cada vez mais fracos; preparem-se para mergulhar a níveis cada vez mais baixos de auto-estima; preparem-se para a auto-aniquilação- e orem para que Deus apresse este processo.”
- Há alguns que pensam sou muito mal, pode Cristo salvar um miserável como eu. O sangue de Cristo pode purificar o mais vil de todos os pecadores. Ainda que você seja mau até mesmo aos olhos do mundo, Cristo pode te salvar, você pode estar desejando comer a comida de porcos e ainda assim ele te recebe com festa se você voltar para Ele.(Lucas 15)
-Para aqueles que já começaram a caminhar com Cristo, e que foram selados com o seu Espírito, devemos lembrar sempre de tão grande amor de Cristo que nos deu vida quando nós éramos apenas um bando de ossos secos. A caminhada é dura, as vezes desanimamos, a luta contra o pecado é sempre dura, mas devemos lembrar que nós que éramos como prostituta seremos apresentados a Cristo como noiva pura.

Que o Santo Espírito de Deus nos permita olhar em Cristo, confiar somente nEle, e viver para Ele eternamente. Amém

Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário