quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pregação Efésios 2.1-10


Texto base Efésios 2.1-10
No capítulo 1 Paulo fala do poder de Deus exercido em Cristo ressuscitando-o dentre os mortos e Paulo agora usa isso para demonstrar o poder de Deus nos cristãos, sendo ele o cabeça da Igreja.
1)A condição do homem sem Cristo, Morto em delitos e pecados v1-3, v5;
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões” Cl 2.13
Um morto é incapaz de levantar por si mesmo, morte espiritual é uma condição que uma condição que afeta todos:
a)Gentios v2;
b) Judeus v3;
”tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;” Rm 3.9
“não há justo, não há nenhum sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus, todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nenhum sequer” Rm 3.10-12
Um morto espiritual é aquele que anda
a)”segundo o curso desse mundo” v.2:
 “Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4);
b)”fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” v.3
“Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jr 17.9
2) A Salvação que vem de Deus “mas Deus” v.4
O ato da salvação não depende em nenhum momento do homem sendo sempre um ato sobrenatural de Deus.
“Vos deu vida juntamente com Cristo” v.5
“Ao Senhor pertence a Salvação” Jn 2.9
“o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” Sl 121.2
Paulo usa o exemplo da morte e ressureição física de Cristo como exemplo da morte e ressureição espiritual dos cristãos, assim como ele ressurgiu pela vontade de Deus ressurgimos para uma nova vida “juntamente com Ele, nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” v.6
É o milagre do novo nascimento “Se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” Jo 3.3
3) Se a salvação vem de Deus conclui-se logicamente que ela não pode vir das nossas obras, antes ela é:
a) pela Graça  v.8(um favor imerecido); “sendo justificados gratuitamente por sua graça” Rm 3.24;
b) mediante a fé v.8; “o homem é justificado pela fé independente das obras da lei” Rm 3.28
c) dom de Deus v.8;
d) não de obras v.8; “todas as nossas justiças como trapos de imundícia” Is 64.6. Poderia um morto fazer uma boa obra? Alias pode um morto fazer qualquer coisa?
4) Mudança de vida daqueles que foram salvos
Paulo fala ”andaste outrora” segundo o “curso desse mundo” isso em si só implica na mudança de vida;
“Criados em Cristo Jesus para as boas obras” v.10
Um Cristão foi criado para uma nova vida:
Rm 6.4 “Fomos, pois sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”
Assim como não podemos nos gloriar na salvação não podemos nos gloriar na santificação:
“as quais Deus de antemão preparou” v.10
“porque Deus efetua em vós tanto o querer como realizar, segundo a sua boa vontade” Filipenses 2.12-13
5) A razão pela qual Deus salva o homem;
Pode ferir nossa mentalidade antropocêntrica e humanista saber que nós não somos a razão da salvação:
“para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça” v.7
“para louvor da glória da sua graça” 1v.6
“para louvor da sua glória” 1v.12
“em louvor da sua glória” 1v.14
Aplicação

1)Paulo deixa claro que os cristãos não andam segundo o curso desse mundo ou fazendo a vontade dos pensamentos, isso faz parte do seu passado ou é uma realidade presente em sua vida?: 2 Cor. 13.5 ”Examinai a vós mesmo se realmente estais na fé” Se teu empenho é apenas pelo pecado e a realidade espiritual te aborrece que esperas fazer no céu?
A Bíblia é clara em nos considerar peregrinos, vivendo nesse mundo mas como não se fosse dele. 1 Pedro.
2)Outro ponto claro é que a salvação não vem de nossas obras, em que base esta confiada a sua salvação? Na sua justiça que é como trapo de imundícia ou no evangelho “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” Rm 1.16
3) Se suas obras demonstram que você ainda não anda com Cristo ou de algum modo você ainda confia em suas obras, arrependa-se de andar no curso desse mundo, arrependa-se de confiar em suas malditas obras e venha para Cristo, você merecia a punição pelo seu pecado mas Cristo pagou o preço “todos nós andávamos desgarrados como ovelhas mas o senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” Is 53.6 Ele é “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo 1.29 Ele pode cobrir a nudez da vergonha do seu pecado com vestes de justiça, vai lhe custar o prestígio desse mundo, você vai ter que tomar a cruz, vai lhe custar relacionamentos com algumas pessoas, as vezes pessoas da sua própria família, Cristo disse isso, venha sem olhar para trás, quem olha para trás não é digno de ser um discípulo de Cristo, vai lhe custar todas as coisas, mas você perceberá que todas as coisas fora de Cristo não passam de esterco assim como Paulo disse, e com ele podes dizer “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará”(Sl 23.1)
4) Para aqueles que já andam com Cristo, confiem nele, ele é o nosso Pastor, ele nos guia, ele prepara as boas obras, descansemos nele e aprendamos a viver para sua glória “Na verdade não temos aqui cidade permanente mas esperamos a que há de vir” Hb 13.14.
A Nosso Deus e Pai, ao nosso Senhor Jesus Cristo, e ao Espírito Santo de Deus seja todo louvor, agora e para todo sempre. Amém.

Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário