Quando fabricamos alguma coisa, a fabricamos com certo propósito. Se
faço um relógio[1], o faço com intuito de que
alguém olhe as horas por meio dele, se o relógio para, ele perde a função para
qual foi feito e se torna inútil. Para compreendermos o papel do homem, é
essencial que entendamos sua criação. Se acreditarmos que o homem, não é nada
mais que o produto da evolução[2],
não podemos dizer que ele tenha um propósito ou uma função. Portanto, é
inevitável que uma sociedade que creia no homem como produto da evolução
desdenhe de qualquer tentativa de atribuir papéis diferentes para o homem e a
mulher. Uma visão assim, complementarista e não igualitarista[3]
seria inconsistente com o evolucionismo.
Mas ao contrário, se cremos na Bíblia, e com isso crermos que o homem
foi criado, compreenderemos que ele foi feito com determinados propósitos. Por
isso, vamos dar uma olhada nos textos que nos falam sobre a criação do homem e
ver o que eles nos ensinam:
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus,
sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que
rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o
criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos,
multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar,
sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus
ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na
superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente;
isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves
dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva
verde lhes será para mantimento. E assim se fez. (Gênesis 1.26-30)
No primeiro capítulo de Gênesis vemos a criação do homem e da mulher de
modo menos específico do que no capítulo 2, ainda assim podemos tirar alguns
ensinamentos desse texto.
Primeiro vemos que o homem e a mulher foram criados à Imagem e
Semelhança de Deus. Há grande discussão sobre o que isso significa, não
entraremos em detalhes aqui, mas podemos fazer algumas considerações sobre
isso.
1. O Homem e a mulher são diferentes de todos os outros animais, apenas
com eles Deus se comunica, apenas a eles é dada uma lei a ser cumprida e por
causa disso só homem e mulher podem pecar;
2. Com Gênesis 9.6[4]
e Tiago 3.9[5] em mente compreendemos que
apesar de danificada a Imagem de Deus no homem se mantem depois da queda, é
essa imagem que faz com que humanos sejam humanos, ou seja o homem não deixou
de ser humano depois do pecado;
3. Homem e mulher foram criados a Imagem e semelhança de Deus, isso
significa que os dois são iguais em essência, ambos pagam pelos seus erros e
ambos podem ser salvos por Cristo (veja Gálatas 3.28[6]).
Além disso, vemos que tanto ao homem quanto a mulher foi dado o que
costuma-se chamar de mandato cultural: “Sede
fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes
do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Cabe
aos dois a tarefa de domínio sobre a natureza[7],
porém como veremos no capítulo dois de Gênesis o modo como os dois farão isso é
diferente. Algo que gostaria de salientar aqui é o “multiplicai-vos”, essa é uma função em que homem e a mulher
dependem totalmente um do outro[8],
isso reforça que apesar de serem em essência iguais, e em função diferentes um
necessita do outro.
Então, formou o
SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida,
e o homem passou a ser alma vivente. (Gênesis 2.7)
Tomou, pois, o SENHOR Deus ao
homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus
lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore
do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela
comeres, certamente morrerás. Disse mais
o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que
lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR
Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus,
trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem
desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a
todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos;
para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu;
tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o
SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o
homem:
Esta, afinal, é osso dos meus
ossos
e carne da minha carne;
chamar-se-á varoa,
porquanto do varão foi tomada.
Por isso, deixa o homem pai e mãe
e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gênesis 2.15-24)
No capítulo 2 vemos especificamente a criação do homem e da mulher.
Nesse texto há muitas coisas que devemos notar. Vemos que o homem foi criado
antes da mulher, nas cartas de Paulo ele argumenta o papel de submissão da
mulher baseado na ordem da criação (veja 1 Timóteo 2.13[9]).
Depois vemos que Deus colocou o homem para cultivar e guardar o jardim, e que
somente ao homem foi dada a ordem de não comer da árvore do bem e do mal.
Continuando no texto, vemos que ao homem foi dada a função de dar nome aos
animais, o que ele fez, esse ponto é muito importante porque o ato de nomear
representa a autoridade e vemos que isso significa que o homem tem autoridade
sobre os animais.
Depois de vermos no relato da criação várias vezes a expressão “era bom” vemos que pela primeira vez
Deus diz “Não é bom”. Apesar do homem
cumprir com as tarefas que lhe foram designadas, ao contrário do que acontecia
com os outros animais o homem não tinha uma auxiliadora idônea, uma auxiliadora
semelhante a ele que o completasse. Deus então toma uma costela de adão e forma
a mulher.
1. O fato da mulher ter sido feita da costela do homem mostra que em
essência a mulher é igual ao homem “Criou
Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou.;
2. O fato da mulher ter sido feita da costela do homem reforça que ela
deve ser submissa ao homem (veja 1 Cor 11.8[10]);
3. O fato da mulher ter sido feita da costela do homem demonstra que o
homem é incompleto sem a mulher “Não é
bom que o homem esteja só”
4. O fato da mulher ter sido feita da costela do homem implica que só
ela pode completar o homem “Por isso,
deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só
carne.”
Percebemos quão alegre ficou Adão quando Deus lhe trouxe sua mulher,
tanto que ele compôs uma espécie de canção a ela, na qual ele reforça o fato de
ela ser igual a ele “osso dos meus ossos e
carne da minha carne;” mas nessa canção Adão também da um nome a sua
esposa, e isso reforça que ele tem autoridade sobre ela.
No final do capítulo 2 vemos a instituição do casamento, a ideia do
casamento é que o homem deixe Pai e mãe, isso indica que é o homem que deve tomar
a atitude de encontrar a mulher. Todo romantismo (lembremo-nos da canção de
Adão para Eva), cortejo e cavalheirismo[11]
se baseiam no fato de que o homem deve conquistar a mulher, e não o contrário.
Além disso, vemos que no casamento os dois voltam a ser um, assim como na
criação de um foram feitos dois no casamento de dois se faz um. Qualquer
tentativa de independência de uma das partes em um relacionamento matrimonial
vai contrariamente ao próprio princípio do casamento, pelo qual os dois agora
são um.
“Mas a serpente, mais sagaz que
todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É
assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a
mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore
que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele,
para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não
morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os
olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a
árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar
entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram
folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração
do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por
entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou:
Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua
voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe
Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que
não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela
me deu da árvore, e eu comi.” (Gênesis 3.1-12)
E a Adão disse: Visto que
atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não
comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento
durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu
comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à
terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. E deu o homem
o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. (Gênesis
3.17-20)
Esse texto é muito rico em nos elucidar alguns pontos sobre a liderança
masculina. O primeiro fato que nos intriga é o que o homem estava fazendo
enquanto sua mulher conversava com a serpente. Vemos com isso que o homem
falhou em seu papel de tomar conta da mulher que o próprio Deus o deu. Depois
além dessa falha Adão é convencido pela sua mulher a comer o fruto. Apesar de
Adão ter autoridade sobre sua esposa, ele descuidou dela de modo que ela ficou
vulnerável a serpente, e que ele também obedeceu a ela comendo do fruto que ela
o deu.
Deixar que a esposa mandasse nele, fez Adão arranjar uma desculpa em
relação ao seu pecado “A mulher que me
deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” Essa atitude de Adão,
nos mostra porque constantemente os homens fogem da liderança, porque ela
implica em responsabilidades das quais como Saul queremos nos esconder, é mais
fácil deixarmos as mulheres liderarem e arcarem com as responsabilidades
implicadas no exercício da liderança.
Apesar de Eva ter comido o fruto primeiro, apesar de Adão fugir de suas
responsabilidades como líder, ainda assim, é com Adão que Deus fala primeiro.
Somente ao homem tinha sido dada a ordem de não comer do fruto (isso implica
que o homem deve ensinar a mulher a Palavra de Deus), e ainda que a esposa dele
falhasse nesse papel, a responsabilidade era também dele.
Mais adiante, o texto mostra que o trabalho, que já existia antes da
queda, se tornaria mais difícil ao homem, e que ao homem foi dito “em fadigas obterás dela o sustento durante
os dias de tua vida”.
Por fim, vemos novamente uma atitude de autoridade do homem sobre a
mulher, ele novamente deu nome a ela, chamando-a de Eva.
Como poderíamos resumir o que a criação e a queda nos ensinam sobre o
papel do homem? Ensinam que o homem tem autoridade sobre a mulher, que em
essência ela é igual ao homem e que é a única que pode completar o homem, além
do homem ser responsável por protegê-la e ensiná-la sobre a Palavra de Deus.
Autor: Ivan Junior (esse texto é o capítulo de um livreto sobre a liderança masculina, que em breve pretendo divulgar).
Autor: Ivan Junior (esse texto é o capítulo de um livreto sobre a liderança masculina, que em breve pretendo divulgar).
[1]
O Pastor Conrad Mbewe usa o relógio como exemplo para falar sobre o inferno,
jogamos fora o que não cumpre sua função, no inferno é como se fossem jogados
fora aqueles que não vivem para o propósito de servir seu criador.
[2]
Vamos considerar aqui evolução, como a crença de que de um ser vivo formado só
por uma célula evoluiu em bilhões de ano formando todas as espécies de animais
que existem hoje.
[3]
Uso esses termos com os seguintes significados: Complementarista, vendo o homem
e mulher apesar de iguais em essência com papéis diferentes mas complementares,
e igualitarista vendo que homem e mulher devem desempenhar os mesmos papéis.
[4]
Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem
se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.
[5]
Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com
ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
[6]
Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem
escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo
Jesus.
[7]
O Paganismo, vê o homem como dominado pela natureza, enquanto no Cristianismo é
o homem que deve dominar a natureza.
[8] No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem,
independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o
homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus. (1 Coríntios 11.11-12)
[9]
Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.
[10]
Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a
mulher, do homem.
[11] Isso
não significa que a conquista acaba quando o homem se casa, visto que pelo
próprio propósito do casamento o divórcio é proibido, cabe ao homem conquistar
a mesma mulher todos os dias.
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