quinta-feira, 14 de junho de 2012

Meditação no livro de Jó


Jo 2.9 “amaldiçoa teu Deus e morre”
As palavras da mulher de Jó nos parecem palavras vindo da boca do próprio satanás.  “Amaldiçoa teu Deus”, porém quantas vezes ó leitor não pode nós essa mesma sugestão nos nossos ouvidos. Quando os problemas vêm, e mesmo eles geralmente sendo infinitamente menores que os problemas de Jó, a mesma sugestão pode aparecer na nossa mente, nos achamos com direito de determinar a Deus aquilo que é certo e aquilo que é errado ele fazer em nossas vidas, esquecemos daquilo que disse Eliu “porque Deus é maior do que o homem” (Jó 33.12) ou daquilo que disse Paulo “quem és tu, ó homem, para discutires com Deus” (Rm 9.20). Quem somos nós para determinarmos o que seria justo Deus fazer em nossa vida. Quem somos nós?
Apesar da sugestão da mulher de Jó ser satânica, a segunda parte dela é verdadeira em relação à consequência de amaldiçoarmos a Deus. Distante do nosso criador nada nos resta além da morte, do caos e da miséria de estarmos entregue a nós mesmos. Não se engane com a falsa ideia de liberdade do mundo “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14.12).
Deus é merecedor de nosso louvor ainda quando passamos por dificuldades, muitas vezes é apenas no “vale da sombra da morte” (Sl 23.4) que lembramos que ele está conosco, e muitas vezes são essas situações que nos permitem dizer “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5). Que possamos glorificar nosso Deus tanto nos momentos de alegria como nos momentos de dor e que ao contrário da sugestão da mulher de Jó possamos ouvir essa sugestão “Glorifique a Deus e viva”.


Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário