sexta-feira, 15 de junho de 2012

Uma evangelização calvinista


Uma objeção comum ao calvinismo é: visto que é Deus quem converte o pecador e todos os seus eleitos serão um dia convertidos, então a evangelização se torna inútil. Essa objeção é realmente tola, podemos responder a ela simplesmente dizendo que Deus determina os fins e também determina os meios, e determinou a pregação do evangelho como meio de salvar os seus eleitos (Ver cap 9 e 10 da epístola aos romanos).
E o fato de sabermos que o a Salvação pertence totalmente a Deus, é um estímulo ao evangelismo, pois sabemos que poderemos ser bem sucedidos na evangelização se nossa evangelização atinge alguém que faz parte do povo de Deus. O fato de saber que Deus tinha um povo em Corinto foi um estímulo para que Paulo permanecesse nessa cidade (At 18.9-11). Nós apenas lançamos a semente, que é a Palavra de Deus sem saber ao certo qual solo essa semente vai atingir (Lc 8.4-15).
Porém a intenção desse post não é apenas se defender da acusação de que a evangelização é inútil num contexto calvinista (muito mais poderia ser dito em respeito a isso) mas tentar pensar na evangelização em um contexto calvinista.
A Evangelização Arminiana, apresenta um “deus” que estende as mãos desesperadas ao pecador, um “deus” que ama ao pecador e que tem um plano maravilhoso para sua vida. Cabe ao pecador apenas julgar se ele realmente precisa desse “deus” que o quer desesperadamente, cabendo ao pecador o direito apenas de decidir se quer realmente esse “deus”.
Porém esse “deus” não é o Deus das escrituras, o Deus verdadeiro Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;” (At 17.25). Devemos proclamar que o Deus Criador (Gn 1.1, Hb 11. 3, Sl 33.9), que fez e sustenta todas as coisas (Hb 1.3, Mt 10.29-30) é um Deus Santo (Is 6.3, Ap 4.8) que não pode tolerar o pecado. Portanto nossa ênfase não deve ser que Deus precisa do homem, mas que antes de tudo o homem precisa desesperadamente de Deus. Afastados de Deus estamos em um estado de pecado e miséria (Rm 5.12, Rm 3.10-18, Gl 3.10), estamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1) e somos totalmente merecedores de beber do cálice da Ira de Deus eternamente ( Ap 14.10-11)
Porém aprouve ao Senhor, não porque ele disso precisasse (At 17.25), mas somente pela misericórdia que ele teve por um povo que escolheu antes da fundação do mundo, para que a Ele fosse toda a Glória (Rm 9.23, 3.26) enviar seu filho para beber do cálice de sua ira (Mt 26.36-46) no lugar de todos aqueles que por adoção (1 Jo 3.1, Jo 1.12, Rm 8.14-17) se tornarão um dia também seus filhos, e então todo aquele que nele crê não perecerá, mas terá a vida Eterna (Jo 3.16).
Portanto, pode estar certo que se você é um cristão, você não foi salvo porque você tenha em si mesmo algum valor, se fosse assim a salvação não seria pela Graça (Rm 4.4-5), mas Ele o salvou simplesmente por ser misericordioso e para que a Ele fosse dada toda a Glória. O valor do homem está em ter sido criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27), mas em si mesmo o homem não é nada.  Se você não é cristão, esteja certo que Deus em nada será acrescentado de você crer nele, Ele continuará sendo o mesmo (Tg 1.17, Ml 3.6), porém sem Ele você será entregue a si mesmo (Rm 21.28-32) e perecerá eternamente. Portanto, ó homem, Deus não precisa de você, mas você quem é sem Deus?
Sei que isso não é uma mensagem muito popular. Porém quando o evangelho verdadeiro é pregado, menos não cristãos estarão em nossas igrejas, pois para eles essa mensagem tem cheiro de morte (2 Cor 2.15-16). Quando o evangelho é pregado alguns creem, outros zombam (At 17.32-34). Alguns que no início creem não resistem aos primeiros desafios (Lc 8.13-14), porque não crerão verdadeiramente.
Muitos dirão que essa mensagem é nociva a nossa auto-estima, precisamos dizer ao homem que ele se sinta bem consigo mesmo, porém para esses deixamos as palavras de Cristo   “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 16.25)


Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário