quarta-feira, 11 de julho de 2012

Guia para estudos em escatologia


Creio que boa parte da igreja tem pouco conhecimento nessa área. É importante crescermos em conhecimento em todos os sentidos, por isso nessa postagem teremos um guia para ajudar todos a compreender melhor essa área da Teologia.

Para compreender as diferentes áreas e a visão que elas tem em relação ao milênio de Apocalipse 20 recomendo os seguintes textos:
http://salmo73v26.blogspot.com.br/2012/07/escatologia-e-o-milenio.html  Essa é uma introdução mais simples para dar uma ideia geral das diferentes visões em escatologia.
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/posmilenismo1_boettner.htm Esse é o primeiro capítulo de um livro sobre uma das correntes escatológicas, o pós-milenismo, porém nela o autor comenta sobre as diferentes correntes escatológicas.
Os textos abaixo refutam a visão escatológica mais comum, mas também a que mais se afasta da verdade bíblica:
http://salmo73v26.blogspot.com.br/2012/07/o-dispensacionalismo-e-seus-erros.html Nesse texto há uma explicação maior sobre a visão escatológica mais comum, divulgada pela Bíblia de estudos Scofield, por livros e filmes da série deixados para trás, e pela música “Apocalipse Now” do Grupo Resgate. Porém mostra-se nesse post que essa visão apesar de ser a mais comum não é correta.
http://www.monergismo.com/textos/dispensacionalismo/igreja-israel-Deus_mathison.pdf Aqui Keith Mathison ataca outra visão comum do dispensacionalismo que é a separação entre Israel e a Igreja.
Texto que falam sobre a restauração final das coisas:
http://www.monergismo.com/textos/ceu/Nova_Terra_Hoekema.pdf Esse texto nos fala sobre a nova terra, demonstra-se aqui que ao contrário do que pensam muitos crentes não passaremos eternamente nos céus, mas na nova terra.
Textos sobre pós-milenismo:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/apres-posmilenismo_jay-rogers.pdf Esse artigo fala mais sobre o pós-milenismo que creio ser a corrente escatológica correta.
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/caso-sumario-posmilenismo_mathison.pdf Mais sobre o pós-milenismo, Keith Mathison usa diferentes textos bíblicos para demonstrar o pós-milenismo como visão bíblica mais consistente.
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/Calvino-posmilenismo_Bahnsen.pdf Bahnsen analisa algumas obras de Calvino demonstrando que esse tinha a mesma esperança típica do pós-milenismo, o que o estimulou a enviar missionários.
Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário