quinta-feira, 11 de abril de 2013

Podemos ter esperança?


Filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? (Ezequiel 37.3)

Quando olhamos para a situação da igreja hoje não vemos nada que nos dê esperança em relação ao futuro. Vemos pastores que exploram suas ovelhas em vez de pastoreá-las, igrejas divididas, líderes com características totalmente distantes daquelas exigidas na Palavra, cultos nos quais todos são adorados menos o Único Deus verdadeiro. Se olharmos para o mundo, o qual está como está por culpa da Igreja, há ainda mais motivos para se desesperar. Filhos que constantemente desonram seus pais, o casamento tornando-se cada vez mais temporário, o homossexualismo se tornando aceitável e louvável, a indústria pornográfica crescendo na internet e até mesmo na literatura (entre os livros mais vendidos estão livros que oferecem o “soft porn”), jovens e famílias destruídos pelas drogas.
Todas essas coisas levam muitos cristãos a crerem que as coisas so irão piorar, “o amor se esfriará de quase todos[1]. Só resta esperarmos ser arrebatados porque esse mundo está perdido. Talvez seja esse o pensamento de muitos, mas será que a Bíblia ensina isso?
A contrário do que muitos pensam vemos na Bíblia uma mensagem de esperança. Cristo não promete apenas que a Igreja permanecerá para sempre[2] mas que seu reino crescerá como a semente de mostarda[3], seu reino iniciou-se em sua vinda[4] e crescerá até o último inimigo ser derrotado[5].
Todavia, como manter essa esperança pensando em todas as situações mencionadas no 1º parágrafo? Será que todas as mensagens de esperança de crescimento do reino devem ser interpretadas de outra forma? O desenrolar da história não tem mostrado que quem crê assim está errado?
Primeiro, devemos dizer que a própria história nos ensina a não olhar paras circunstâncias. Já houve um período em que a Bíblia se tornou um livro restrito de acesso a poucos homens, que os cristão adoravam imagens, rezavam aos mortos e consideravam a salvação uma obra humana,  até pagavam por ela, e homens como Jan Huss que se opuseram a esses erros foram mortos. Quem poderia ter esperança em uma situação assim? No entanto foi quando a Igreja se encontrava nessa situação que aconteceu talvez um dos maiores reavivamentos da história, que transformou toda  Europa e trouxe frutos dos quais até hoje desfrutamos.
Também acho importante darmos uma olhada em um texto, muitos outros poderiam ser usados como o mesmo propósito.
Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,  e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.  Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.  Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.  Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.” (Ezequiel 37.1-14)
Ezequiel profetizou no período que o povo foi levado em cativeiro, sem muito motivo de esperança, e foi levado a tem uma visão que também não dava muita esperança. Quem teria esperança sendo levado a uma espécie de cemitério? Porém, a Palavra da Deus transforma esse bando de ossos, não só ossos secos, mas sequíssimos, em um exército sobremodo numeroso. A lição aqui é clara, não importa a circunstância, Deus pode fazer um exército de um bando de mortos. Olhar para as situações e com isso perder as esperanças é desprezar aquele que é Senhor da História. Por mais que nossa sociedade esteja imersa em pecado, devemos lembrar que “onde abundou o pecado, superabundou a graça[6]. Quando alguém debochar das nossas esperanças olhando para as circunstâncias devemos lembrar que por meio de Sua Palavra Deus pode reviver os mortos, e é nessas situações que “Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela”.

   Será que você ainda tem motivos para não ter esperança?



[1] Mateus 24.12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.
[2] Mateus 16.18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
[3] Mateus 13.31-32 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.”
[4] Mateus 12.28 “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
[5] 1 Coríntios 15.24-25 “E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.”  Salmo 110.1 “Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
[6] Romanos 5.20 “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário