Texto
Base – Salmo 73
Como
agir quando vemos aqueles que são desonestos, mentirosos prosperando? Como agir
quando vemos pessoas que desprezam a Deus se dando bem? Como nos sentimos
quando aquela pessoa que mente e fofoca no trabalho é promovida enquanto quem
realmente trabalha não é recompensado? Como nos sentimos se formos mal na prova
que estudamos e aquele teu colega que foi na balada na noite anterior fez a
prova de ressaca, colou e tirou uma nota maior do que a sua? Como agir quando
aparentemente o bem não compensa?
Há
em cada um de nós um senso de justiça, mesmo aqueles a que não tem conhecimento
da lei de Deus “tem a norma da lei
gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seu
pensamentos , mutuamente acusando-se ou defendendo-se” (Romanos 2.15), ou
seja temos uma consciência que nos faz clamar por justiça, ninguém gosta de ver
alguém que seja comprovadamente um criminoso andando solto nas ruas, torcemos
para que a justiça seja feita.
Porém
muitas vezes vemos pessoas que fazem constantemente coisas erradas e que mesmo
assim prosperam, por causa desse senso de justiça isso nos incomoda, isso
também incomodou Asafe, e com ele iremos aprender a lidar com isso.
No
hebraico o livro de Salmos é chamado de “louvores” ou “Livro de louvores”. O nome Salmos vem da
tradução grega do AT, a septuaginta. O verbo
grego de qual vem a palavra Salmos significa algo como vibração de cordas. O
livro de Salmos é o hinário inspirado do Antigo Israel (e deveria ser base para
nossas músicas também). O livro de Salmos também o livro do AT mais citado no
NT.
O
livro de salmos é portanto uma coleção
de canções do povo de Israel, eles nos mostram que o Povo de Israel são como os
cristãos, nos ensinam que não há tanta diferença entre o verdadeiro judeu do AT
e o verdadeiro cristão do novo, eles expressam sentimentos dos judeus que nos
falam do relacionamento deles com Deus e olhando para eles podemos perceber que
não somos tão diferentes assim.
Os
150 salmos são organizados em 5 livros os quais terminam com uma doxologia
(veja Salmo 72.18-20), e esse além de ser o primeiro salmo do terceiro Livro,
também é o primeiro de 11 salmos de Asafe.
Asafe
inicia o Salmo com uma conclusão, depois dessa conclusão ele nos relata o que
ele chegou a pensar no passado, mas agora ele não pensa mais desse modo, é como
Asafe nos dissesse, “Sim, Deus é bom para com Israel, os de coração puro (o
verdadeiro Israel), porém eu nem sempre pensei assim” Assim, Asafe começa a
falar de um período em que por pouco ele não se desviou, um período no qual por
pouco ele não caiu.
Asafe
nos conta que invejava a prosperidade dos perversos, e então nos fala sobre a
Imagem que ele tinha dos perversos.
Despreocupados, saudáveis, não se cansam ou se afligem, soberbos e
violentos. “Os olhos saltam-lhes da
gordura” isso pode estar ligado a cobiça, pela tradução que vemos da
segunda sentença do versículo na Almeida Corrigida e revisada fiel “eles têm mais do que o coração podia desejar” (Salmos
73.7 ACF) Ou pode se referir como em outras versões apenas como a maldade no coração
deles. Apesar de tudo isso assim, os perversos ainda falam contra Deus e usam
sua língua para conquistar os homens, pelo que vemos no versículo 10 que
podemos compreender que eles são populares “seu
povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se” (Salmos 73.10
NVI). O povo se volta para eles no sentido de compartilharem do mesmo
pensamento. Em tudo isso os perversos chegam a questionar a onisciência de
Deus. “Como sabe Deus? Acaso há
conhecimento no altíssimo?”(v.11). O salmo 36 nos fala que a transgressão
diz ao ímpio “que a sua iniquidade não há
de ser descoberta nem detestada” ele tem a ilusão de que Deus não saberá
disso. No verso 12 Asafe conclui a imagem dos ímpios, é como se ele dissesse
“assim são os ímpios e continuam enriquecendo”.
A
Partir do verso 13 Asafe passa a falar dele, ele pensava do que adianta me
manter justo se sou castigado. Vejamos que Asafe traça um contraste, os ímpios
que fazem o mal e se dão bem, e ele que busca fazer o certo e se dá mal. Porém
Asafe reconhece que agindo desse modo, passando pro lado dos ímpios ele teria
traído o seu povo, lembremos que no verso 2 Asafe nos disse que quase
escorregou, o que nos mostra que não devemos usar o exemplo de Asafe para
justificar-nos quando nos sentimos assim visto que ele mesmo admite que estava
errado. Pensar sobre isso era uma tarefa
pesada para Asafe, até que ele buscou em Deus e lá pode aprender aquilo que era
difícil para ele.
Depois
Asafe volta a falar sobre os ímpios, mas depois do aprendizado que ele teve do
Senhor, o que Asafe nos diz é “isso
certamente não ficará assim” como diz Davi no Salmo 37, falando sobre os
ímpios “eles em breve definharão como a
relva e murcharão como a Erva verde” (Salmo 37.2). Tu os colocas em lugares
escorregadios, ou seja eles estão andando em um terreno perigoso e em breve
irão cair. Compreendendo isso sobre os ímpios Asafe admite que quando pensava
diferente ele era embrutecido, ignorante, irracional.
Asafe
também mudou a perspectiva que ele tinha dele mesmo, e eu ainda que seja afligido
tenho a Deus, ainda que eu desfaleça Deus é a minha fortaleza, ele é minha
herança. O que importa é estar com Ele. Deus é suficiente.
Asafe
termina concluindo o que ele aprendeu sobre os ímpios, serão destruídos e sobre
ele que o bom era estar com Deus e proclamar os seus feitos.
O
exemplo de Asafe nos ensina três coisas sobre como agir quando quem faz o mal é
que se dá bem, quando parece que o bem não compensa.
1. Buscar as respostas em Deus e
não em si mesmo. Asafe diz que era uma tarefa pesada
refletir para compreender isso. Quando compreendemos que devemos buscar a
resposta em Deus isso não significa ficar meditando esperando ouvir uma voz na
nossa mente, não que não possam acontecer coisas assim. “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas
nos pertencem.”(Deuteronômio 29.29) Deus se revelou através de sua palavra
e nela devemos buscar respostas quando as coisas nos intrigam. “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua
boca vem a inteligência e o entendimento” (Provérbios 2.6). A perspectiva
da Asafe só mudou quando ele buscou no Senhor as respostas, Cristo é a
verdadeira luz (ver João 1.9) que nos impede de tatearmos no escuro, Ele se
tornou da parte de Deus sabedoria (ver 1 Coríntios 1.30), Cristo nos diz “tudo quanto ouvi do meu Pai vos tenho dado a
conhecer” (João 15.15b). Portanto somente nele podemos ter o verdadeiro
conhecimento e encontrar as respostas para momentos difíceis. Foi buscar as
respostas em Deus que evitou que Asafe escorregasse.
2. Compreender que Deus é justo
– isso foi uma das coisas que Asafe pode aprender de Deus, “Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça.”
(Salmo 11.7) “Justo és, SENHOR, e retos,
os teus juízos.” (Salmo 119.137). No Salmo 37 Davi também lida com a
questão da prosperidade dos perversos, e também demonstra essa confiança na
justiça de Deus. “Os ímpios arrancam da
espada e distendem o arco para abater o pobre e o necessitado, para matar o que
trilha o reto caminho. A sua espada porém lhes transpassará o próprio coração,
e os seus arcos serão espedaçados.” (Salmo 37 v.14-15). Mas é importante
aprender também a esperar a justiça de Deus, “porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.”(Gênesis
15.16) As vezes é como se Deus esperasse para manifestar sua justiça. Asafe
aprendeu que tem de esperar por esse dia “o
SENHOR ao despertares, desprezarás a imagem deles” (v.20). É por isso que
Davi nos diz “Espera no SENHOR”
(Salmo 37.34).
3.
Aprender que Deus é o suficiente – você já parou para pensar que tolice seria
você morar em uma mansão e ver um mendigo na porta da sua casa comendo do lixo
e pensar “a eu aqui comendo lagosta e esse mendigo comendo esse apetitoso lixo
fresco”. Quando Asafe tinha inveja dos arrogantes era desse modo que ele agia.
Asafe percebeu que estar com Deus era o suficiente, de certo modo a única coisa
que realmente importa, ou seja, ainda que os ímpios prosperassem era como ele
estivesse comendo comida fina e os ímpios comendo lixo, ou talvez possamos falar
como Paulo e usar o termo esterco. “Sim,
deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de
Cristo Jesus, meu SENHOR; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero
como ‘esterco’ para ganhar a Cristo” (Filipenses 2.8 – no original a
palavra é esterco mesmo). Se diante de Deus tudo é esterco como posso querer
outra coisa. “Ainda que a minha carne e o
meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança
para sempre” (Salmo 73.26). “Uma
coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na casa do SENHOR todos
os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no teu
templo” (Salmo 27.4). O maior presente da salvação não é se livrar do
inferno, mas reconciliar-se com Deus “que
nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo” (2 Coríntios 5.18). O
pecado trouxe separação entre homem e Deus, a recompensa da Salvação é se
reconciliar com Deus. O mais importante no céu é a presença de Deus. “Então já não haverá noite, nem precisam eles
de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles,
e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 22.5).
Aplicação
Aprender
que Deus é justo pode ser uma boa ou má notícia para você, depende de que lado
você está. Se você tem aprendido que estar com Deus é suficiente, tem prazer em
servi-lo e se entristece de suas falhas, se você “pode ser achado em Cristo, não tendo justiça própria que procede da
lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus
baseada na fé;” (Filipenses 3.9) você tem motivos para se alegrar de
lembrar que habitará na “casa do SENHOR
todos os dias” (Salmo 27.4) durante toda eternidade.
Porém,
se você também ouve a voz da tua transgressão em vão se enganando pensando que
Deus não sabe, lembre que “o SENHOR ao
despertares, desprezarás a TUA imagem” que “Deus destrói todos os que são infiéis para com ele”. Talvez você se
pergunte, onde posso me refugiar, lembremos que Asafe disse que “No SENHOR Deus ponho o meu refúgio”
(Salmo 73.28). Porém há um problema: como pode haver comunhão entre um Deus
santo e um perverso como você? Lembremos que Ele é justo. A maior manifestação
da justiça de Deus foi a cruz, nela o pecado do povo de Deus foi expiado de
modo que pela fé em Cristo você pode se refugiar em Deus. “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos
injustos, para conduzir-vos a Deus” (1 Pedro 3.18). Pelo sacrifício de
Cristo somos reconduzidos a Deus, e podemos n’Ele nos refugiar.
Que
o Senhor Nosso Deus possa abençoar todos nós para que possamos nos refugiar
n’Ele, pelo sacrifício d’Ele e para Glória d’Ele.
Autor:
Ivan Junior
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