segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como corrigir um irmão em pecado?


“Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão” (Mateus 7.5)
Como devo agir se perceber que meu irmão não tem agido corretamente? Se percebo que ele não tem feito as coisas da maneira correta?
Antes de tudo, é importante salientar que devemos corrigi-lo, sabemos que não é fácil, todos falhamos nesse ponto, mas é sinal do nosso amor para com o nosso irmão corrigir suas falhas, “leais são as feridas feitas pelo que ama” (Provérbios 27.6). O texto de Mateus 7 é usado por aqueles que defendem que devemos ficar quietos em relação ao erro do nosso irmão, mas vemos no verso 5 que Cristo nos diz para tirarmos “o argueiro” do olho de nossos irmãos.
Outro ponto a ser considerado é como não devemos fazer isso, nesse ponto o texto de Mateus 7.1-5 nos ensina muitas coisas, se você observar no texto vemos que Cristo condena aqueles que olham para seus irmãos, mas não olham para si mesmos. Vou dar um pequeno exemplo, digamos que eu veja um irmão se embriagando em uma “balada”, porém eu só vi o meu irmão lá porque eu também estava nessa “balada”, eu preciso corrigir a minha vida antes de poder olhar pro meu irmão e dizer que ele está errado. Eu não posso corrigir no meu irmão um pecado que seja evidente em minha própria vida.
“Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu” (Mateus 7.4). Esse texto nos mostra algo comum em nossas naturezas, nós temos muita facilidade para vermos aquilo que está errado no nosso próximo, mas extrema dificuldade para ver o que está errado em nós mesmos. Portanto antes de cumprir seu papel de corrigir seu irmão, olhe para si mesmo e pergunte: Será que eu também não cometo o mesmo erro?
Ainda, pensando em nossa dificuldade de ver nossos próprios erros, isso nos ensina duas coisas. Primeiro, dificilmente o irmão reconhecerá facilmente que errou em algum ponto, é natural desde Adão e Eva passar a culpa para mais alguém, nós sempre damos desculpas para nossa própria consciência quando ela nos acusa de modo que parecemos inculpáveis, nunca erramos a não ser por muitos outros fatores que nos influenciam, somos hipócritas de nos fingir sempre  de vítimas da situação e nunca responsáveis por nossos erros. Segundo, nós também teremos essa atitude quando um irmão vier nos corrigir, mas devemos ter cuidado e lembrar que assim como vemos com mais facilidade o erro do nosso irmão, nosso irmão pode ter visto em nós algo que antes não tenhamos percebido. Faz parte da verdadeira humildade cristã reconhecer que além de falharmos, podemos estar cegos em relação aos nossos erros.
Que Deus nos abençoe para vermos nossa real situação, e nos de humildade para repreender e para ser repreendido.


Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário