quinta-feira, 14 de junho de 2012

6. Me converti enquanto namorava uma pessoa não cristã, o que eu faço?


Assim como a resposta da questão 5, devemos lembra que ainda que o namoro vise o casamento, namoro não é casamento, portanto o conselho nesse caso não deve ser o mesmo do que uma pessoa que se converte já casado. Como a bíblia proíbe casamento entre cristãos e não cristãos (2 Co 6.14)[1], o namoro deve ser interrompido e antes de pensar em começar um relacionamento, deve se priorizar o crescimento na fé, e o aprendizado da Palavra. Se com o tempo a pessoa que anteriormente você namorava começar ir na igreja, e realmente mostrar frutos dignos de um cristão que levem as pessoas a glorificar a Deus (Mt 5.16)[2] você pode pensar em reatar o relacionamento, sempre com o cuidado de observar se a pessoa vai na igreja por uma mudança sincera, ou simplesmente por sua causa.
Nesses casos, pode ser que você tivesse relacionamento sexual com esse namorado(a), isso não significa que vocês sejam casados, casamento envolve deixar a casa da família e o convívio em uma outra casa com o conjugê  “Por isso deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher” (Gn 2.24). Você deve lembrar que “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Cor 5.17)” Portanto mesmo que você tivesse relações sexuais com essa pessoa não cristã, a não ser que você tenha abandonado a casa de seus pais, e more com o namorado(a) não se pode pensar em chamar esse relacionamento de casamento, e portanto ele deve ser desfeito, isso não será um divórcio.


Autor: Ivan Junior


[1] “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz contra as trevas?”
[2] “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”

Nenhum comentário:

Postar um comentário