quinta-feira, 14 de junho de 2012

5. Comecei a namorar um não cristão, e agora?


Como nossas respostas em relação ao namoro sempre de certo modo se relacionam ao casamento, alguns poderiam responder que devem continuar o namoro baseado nesses textos (1 Cor 7.13, 1 Pe 3.1)[1]. Porém ainda que o casamento deva ser o objetivo do namoro, namoro não é casamento.  Essas atitudes são recomendados no casamento pois a Bíblia claramente proíbe o divórcio (Rm 7.2-3).[2]
Relacionamentos entre cristãos e não cristão são claramente proibido nas escrituras(2 Co 6.14)[3] portanto a pessoa que começou a namorar um não cristão deve pedir perdão a Deus e deve receber a devida disciplina se não reconhecer o erro (Mt 18.17, 1 Co 5.13)[4], e terminar o relacionamento. Para quem acha isso muito radical, devemos nos lembrar de algumas palavras de Cristo “Mateus 5.29-30   Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” “Lucas 14.26   Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”
Alguns podem argumentar que a namorada pode ganhar pelo seu procedimento o namorado para Cristo, baseado em 1 Pe 3.1[5], sobre isso poderíamos fazer os seguintes comentários. Pedro diz “se ele ainda não obedece a Palavra” ninguém se converterá apenas por ver um cristão, mas sim pela pregação da Palavra, ainda que o testemunho seja importante como Pedro menciona. Outro ponto é que quem namora um não cristão já está dando um mau testemunho, desobedecendo a Palavra.
Se a pessoa começou a ir na igreja depois do namoro, também é necessário cautela, começar ir na igreja não significa necessariamente que a pessoa é cristã, ainda mais nesses casos onde o namoro é a causa da pessoa ir á igreja. Portanto mesmo nesses casos o recomendado é terminar o namoro e esperar ver se a pessoa demonstra frutos de um cristão verdadeiro, principalmente se persevera em momentos de dificuldade e só assim pensar em reatar um relacionamento.


Autor: Ivan Junior


[1] “e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido” “Mulheres, sede vós, igualmente submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,”
[2] “Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morres, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem, porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias”
[3] “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz contra as trevas?”
[4] “E, se ele não os atender, dize-o a igreja; e se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” “Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.”
[5] “Mulheres, sede vós, igualmente submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,”

Nenhum comentário:

Postar um comentário