quinta-feira, 14 de junho de 2012

3. Com qual tipo de pessoa posso namorar?


O cristão deve namorar apenas outro cristão. Aquilo que a confissão de fé de Westminster diz sobre o casamento deve ser aplicado ao namoro[1] “é dever dos cristãos casar somente no Senhor, portanto os que professam a verdadeira religião reformada não devem casar com infiéis, papistas {católicos} ou outros idólatras; nem devem os fiéis prender –se a jugo desigual por meio do casamento com os que são notoriamente ímpios em sua vida, ou que mantém heresias perniciosas.” Entre colchetes o acréscimo é meu.
O texto que condena mais claramente o casamento misto é 2 Co 6.14[2]. Porém no Antigo testamento em Gn 6[3] podemos ver que Deus condenou a humanidade com o dilúvio quando os filhos do homem (descendência de Caim) se casaram com os filhos de Deus (descendência de Sete). Em Malaquias Deus condena aqueles que divorciavam de suas mulheres judias para se casar com mulheres gentias. (Ml 2.11, 14).[4]
Porém nem todo que se diz cristão é de fato cristão, é necessário que se observem os frutos do pretendente (Jo 15.5)[5]. Não é incomum vermos jovens que mudam de igreja em igreja apenas procurando namorada, é importante ter cuidado com esse tipo de pessoa. O principal fruto de um verdadeiro cristão é a perseverança, e as Escrituras nos dizem que existem aqueles que se alegram quando recebem a palavra (Lc 8.13)[6] mas depois se afastam, portanto é bom evitar se relacionar com pessoas novas na fé.
Autor: Ivan Junior

[1] CFW XXIV.III
[2] “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz contra as trevas?”
[3] Alguns entendem que o texto se refere a união de anjos com humanos, mas considerando que o texto anterior de Gn 4.17-5.32 fala sobre as descendências de Caim e Sete essa interpretação é a mais provável.
[4] “Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o que ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho.” “E perguntais: Por que? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.”
[5] “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
[6] “A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a Palavra, a recebem com alegria; estes não tem raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.”

Um comentário:

  1. Números 36:6 "Elas podem casar com quem quiserem, contanto que seja com um homem de uma das famílias da tribo do seu pai". Nos podemos escolher com quem nos relacionar, mais a bíblia da princípios de escolha. A bíblia nos ensina a agir com responsabilidade diante de nossas escolhas. Precisamos ser responsáveis, avaliando, conhecendo pra isso serve o namoro, como ele(a) pensa, como ele(a) vive, como ele(a) trata a família, como ele(a) lida com as finanças, precisamos avaliar tudo.Deus quer nos fazer feliz em família. Essa é uma das decisões mais importantes pra nos não podemos entregar na mão de qualquer um. Temos que tomar essa decisão com razão, consciência e com muita oração. Porque é melhor escolher uma faculdade errada, um trabalho errado, uma cidade errada para morar do que um casamento errado.

    ResponderExcluir