sábado, 6 de agosto de 2016

Sou Cristão, devo ser contra a Pena de Morte?

Certamente como cristãos devemos nos opor a vingança. Paulo nos ensina a darmos água e comida ao nosso inimigo (Rm 12.20), Cristo ensina nos a darmos a outra face, (Mateus 5.39). No lugar de nossa vingança, devemos deixar a Deus a ira (Romanos 12.19). 


Também é óbvio que deve haver alguma punição aos malfeitores, mesmo quem se opõe a pena de morte defende outros tipos de punição (sendo a prisão a principal delas). A pergunta que fica é, a Bíblia permite que esse tipo de punição seja a pena de morte? Na lei civil do estado de Israel¹ muitos crimes eram punidos com morte. Há muita discussão sobre a validade da lei civil de Israel como modelo de nosso sistema de justiça atual, porém ainda que neguemos a validade da lei civil de Israel como padrão para lei dos nossos dias, temos que lidar com o fato de o princípio da punição capital ser anterior a própria lei Mosaica, sendo estabelecido muito antes do surgimento de Israel. "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem" (Genêsis 9.6). Cristo também reconhece esse princípio "Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão."(Mateus 26.52).
Mas como conciliar a pena de morte com o ensino de não nos vingarmos? Paulo pode nos ajudar a compreender isso, quando ele nos ensina em Romanos que devemos deixar a Deus a ira (Rm 12.19), ele também ensina no capítulo seguinte que as autoridades são ministros de Deus, e trazem a espada (a punição capital) para castigar o que pratica o mal (Romanos 13.4). Ou seja, não devemos nos vingar, mas é lícito aqueles que Deus revestiu de autoridade (os governantes) punirem os malfeitores, inclusive com a pena capital. 

1. Os teólogos dividem a lei em moral, civil, e cerimonial. A lei cerimonial apontava para Cristo. A cívil se refere as leis do estado de Israel, necessárias para manter a ordem na terra de Israel (Como temos a lei no nosso país). A moral, resumida nos dez mandamentos não estão limitadas a Israel, nos mostram nossa incapacidade de cumpri-la nos apontando para Cristo que a cumpriu, e nos mostra o padrão de vida que devemos ter como cristãos.

Uma explicação mais detalhada sobre o assunto, lidando com eventuais objeções é apresentada nesse texto: Pena de Morte - Pb. Solano Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário