quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estudo Romanos 11.25-36

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades;  e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós;
mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis. Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,  assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. - Bíblia JFA Offline

Israel (Todos os eleitos? Todos os judeus eleitos? Todos os judeus?) foi endurecido em parte, até que todos os eleitos gentios sejam salvos, e então todo o Israel será Salvo.

A Salvação de Israel é uma obra de Cristo profetizada no Antigo Testamento.

 Assim como os gentios foram desobedientes e alcançaram misericórdia, os judeus tem sido desobedientes mas alcançaram misericórdia.
Porque Deus encerrou todos , judeus e gentios, em desobediência para usar de misericórdia para com todos (judeus e gentios)

Paulo termina sua parte mais doutrinária da carta, com uma expressão de louvor a Grandeza de Deus.
Verdadeira adoração é consequência de um entendimento da grandeza de Deus, e Paulo conclui que "D'Ele, por meio D'Ele e para Ele são todas as coisas"

PS: Dentre todas as visões, a visão de que todo Israel se refere a maior parte do povo judeu étnico parece a mais provável pelas seguintes razões.

1- Paulo está explicando o porque Israel (étnico)não foi rejeitado nos últimos 3 capítulos;

2 - Paulo fala de um mistério, algo que ainda não foi revelado, o que se encaixa mais com essa visão;

3 - No v. 25 Paulo está falando do Israel étnico, mudar o significado do termo no versículo 26 não faria muito sentido;

4 - Em outros momentos no capítulo 11 Paulo comenta sobre a rejeição de Israel e deixa claro que se a rejeição de Israel étnico foi benção, quem dirá sua plenitude.

5 - depois de dizer que todo Israel será Salvo Paulo ainda comenta "Romanos: 11. 31. assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada"

O povo de Israel não é um povo especial, longe de Cristo serão condenados, mas Deus ainda promete que no fim a maioria deles se renderão a Cristo.
No ponto 5, Paulo está dizendo, ágora os judeus tem sido desobedientes mas alcançarão misericórdia, assim como ele tinha falado no verso 11 que a conversão dos gentios levaria os judeus a ciúmes e então os levaria a conversão

Nenhum comentário:

Postar um comentário