quarta-feira, 11 de março de 2015

Mais do que palavras...

"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade."(1 João 3.18)





"Mais do que palavras
É tudo o que você tem que fazer para tornar isso real
Então você não precisaria dizer
Que me ama
Porque eu já saberia" (Gary Cherone / Nuno Bettencourt)..


Talvez nenhum mandamento bíblico seja mais claro do que aquele de amar ao nosso Deus e aos nossos irmãos. Porém quando pensamos sobre isso algo vem a nossa mente, o que significa amar o meu irmão, como posso saber se amo ao meu irmão?

A resposta a essa pergunta não é fácil, Paulo resume o amor em cumprir os mandamentos de Deus em relação ao meu irmão "Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Romanos 13.9). Isso coloca o amor como mais do que um sentimento, visto que ainda que a gente não goste e tenha vontade de estar próximo a todas as pessoas, a Bíblia deixa claro que temos essa obrigação até mesmo com nossos inimigos. Porém, pensando no amor apenas dessa maneira tem-se o risco de colocar o amor apenas de modo passivo...

O Apóstolo João coloca essas coisas de modo mais claro, assim como a famosa parábola do bom samaritano nos ensina, João coloca um aspecto ativo no amor. A ideia é que o amor é mais do que dizer que ama, mais do que aquilo que nossa língua diz o amor se relaciona a nossa atitude com o próximo:

"Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (1 João 3.17-18)

A ideia que João coloca aqui é clara, o verdadeiro amor exige mais do que palavras, posso dizer que amo, porém se não tomo uma atitude de compaixão com o meu próximo, meu amor é de palavra e de língua, mas não é de fato e verdade. A famosa música "More than words" (vídeo acima) ainda que não seja cristã, fala sobre isso, o verdadeiro amor exige ação, e declarar o amor torna-se desnecessário quando nossas ações já demonstram que amamos.

Há muita discussão se o amor é um sentimento ou um mandamento. Pode Deus mandar que tenhamos um sentimento? Sem entrar no mérito da discussão podemos afirmar com clareza que sendo ou não considerado um sentimento o verdadeiro amor exige atitude, exige mais do que palavras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário