terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Criado em Cristo Jesus para boas obras - Andrew Murray



Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.’ (Efésios 2:8-10)

Nós fomos salvos não de obras, mas para boas obras. Quão grande a diferença. Quão essencial a compreensão dessa diferença a saúde da vida cristã. Não de obras que nós tenhamos feito, como a fonte de onde nossa salvação vem, nós fomos salvos. E ainda para boas obras, como o fruto e efeito da salvação. Como parte do trabalho de Deus em nós, a única coisa para qual nós fomos criados novamente. Tão inútil são nossas obras em procurar Salvação, tão infinita é o valor do trabalho que Deus criou e preparou para nós. Vamos procurar manter essas duas verdades na plenitude dos seus significados espirituais. Quanto mais profunda nossa convicção que nós fomos salvos, não de obras, mas pela graça, mais forte a prova que nós fomos realmente salvos para as boas obras.

 ‘Não de obras, pois somos feituras dele’ Se as obras não podem nos salvar, não havia necessidade delas para nossa redenção. Porque nossas obras são todas vãs e pecaminosas, Deus encarregou-se de nos fazer de novo, nós somos agora feitura dele, e todas as boas obras que fazemos são feitura dele também. ‘feituras dele, criados em Cristo Jesus’. Tão completa foi a ruína do pecado, que Deus teve que fazer o trabalho da criação novamente em Cristo Jesus. Nele, e especialmente em Sua ressureição dos mortos, Ele criou-nos novamente, segundo Sua própria imagem, na semelhança da vida que Cristo viveu. No poder da vida e da ressureição, nós somos aptos, somos perfeitamente equipados, para fazer boas obras. Como o olho, porque ele foi criado para a luz, é mais perfeitamente adaptado para esse trabalho. Como o ramo de videiras, como ele foi criado para carregar cachos de uvas, faz esse trabalho tão naturalmente, nós que fomos criados em Cristo Jesus para boas obras, podemos descansar seguros que a capacidade Divina para boas obras é a lei própria do nosso ser. Se nós conhecemos e cremos nesse nosso destino, se nós somente vivermos nossa vida em Cristo Jesus, como nós fomos novamente criados n’Ele, nós podemos, nós seremos frutíferos em toda boa obra.

Criado para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas’ Nós fomos preparados para as obras, e as obras preparadas para nós. Para entender isso, pense como Deus pré-ordenou Seus antigos servos, Moisés e Josué, Samuel e Davi, Pedro e Paulo, para o trabalho que ele tinha para eles, e igualmente pré-ordenou o trabalho para eles. O mais fraco membro do corpo, é igualmente cuidado como o mais honrado, o Pai preparou o trabalho do mais humilde de Seus filhos, tanto como para aqueles que são contados como chefes. Para cada filho Deus tem um plano de vida, com o trabalho distribuído exatamente de acordo com a capacidade, e graça fornecida exatamente de acordo com o trabalho.  E assim tão forte e claro como o ensino, salvação não de obras, e sua abençoada contrapartida, salvação para boas obras, porque Deus nos criou para elas, e mesmo as preparou para nós.

E então a escritura confirma a lição dupla que esse pequeno livro deseja lhe trazer. Uma, que as boas obras são o objetivo na nova vida que Ele te deu, e devem, portanto, ser distintivamente seu objetivo. Como cada ser humano foi criado para trabalhar, e dotado com as capacidades necessárias, e só pode viver de modo saudável e verdadeiro pelo trabalho, assim cada crente existe para fazer boas obras, que nelas sua vida pode ser aperfeiçoada, seus próximos podem ser abençoados, seu Pai no céu ser glorificado. Nós educamos todos os nossos filhos com o pensamento de que eles devem ter seus trabalhos no mundo: Quando a igreja irá aprender que é seu grande trabalho treinar cada crente fazer sua parte no grande trabalho de Deus, e abundar nas boas obras para as quais ele foi criado? Vamos cada um de nós procurarmos compreender a profunda verdade espiritual da mensagem ‘Criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou’ para cada um, e as quais estão esperando cada um assumir e cumprir.

A outra lição – que esperar em Deus é uma grande coisa necessária da nossa parte se nós fizéssemos as boas obras as quais Deus preparou para nós. Vamos assumir em nossos corações essas palavras em seu significado divino: ‘Somos feitura dele’ Não por um ato no passado, mas em uma operação contínua. Nós somos criados para boas obras, como grande meio de glorificar Deus. As boas obras são preparadas para cada um de nós, para que nós possamos andar nelas. Render-se e dependência ao trabalho de Deus é nossa única necessidade. Vamos considerar como nossa nova criação para boas obras é totalmente em Cristo Jesus, e permanente n’Ele, crendo n’Ele, e olhando para a Força d’Ele somente, tornar-se o hábito de nossa alma. Criado para boas obras! Revelará a nós imediatamente o mandato Divino e a capacidade suficiente para viver uma vida de boas obras.

Vamos orar para que o Espírito Santo trabalhe a Palavra no mais fundo de nossa consciência: Criado em Cristo Jesus para boas obras! Nessa luz nós aprenderemos que um glorioso destino, que uma obrigação infinita, que uma capacidade perfeita é nossa.

1. Nossa criação em Adão foi para boas obras. Resultou no fracasso total. Nossa nova criação em Cristo é para boas obras também. Mas com essa diferença: provisão perfeita foi feita para assegurá-las.

2. Criados por Deus para boas obras; criados por Deus em Cristo Jesus; as boas obras preparadas por Deus para nós – vamos orar para que o Espírito Santo nos mostre e conceda o que tudo isso significa.

3. Deixe a vida em comunhão com Deus ser verdadeira, a capacidade para o trabalho será certa. Como a vida é assim o trabalho.

MURRAY, A. Working for God! Grand Rapids, MI. Christian Classics Ethereal Library. P.20-21

Original: Aqui

Autor: Andrew Murray

Tradução: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário