quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pregação - A cruz de Cristo


Texto base – Is 52.13-53.12
Parte 1 – O Servo que será Rei (humilhação seguida de exaltação) e é crido entre os gentios (52v.13-v.15)
13. O servo sofredor será exaltado. Aquele que clama “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste”(Salmo 22.1) é o mesmo que se assenta a direita de Deus (Salmo 110) o servo sofredor também é rei. “Cristo a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de Servo, tornando-se em semelhança de homens, e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Fp 2.7-9)
14. A humilhação precede a exaltação, os judeus não achavam que o redentor estaria naquela condição, a mensagem da cruz lhes era um escândalo.
15. Aos judeus foi revelada a vinda do messias “Porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”(Rm 3.2)Mas as nações viram aquele que não lhes era anunciado e entenderão o que não ouvirão. A inclusão dos gentios. Além disso vemos que a fé também exige entendimento, crer também é pensar.
Parte 2 – Cristo rejeitado pelos judeus “Venho para o que era seu e os seus não o receberam” (Jo 1.11)(Is 53v1-3)
1. “Quem creu em nossa pregação?” Nem todos que ouvem a mensagem do evangelho crêem, tanto Jesus (no evangelho de João) como Paulo (na epístola aos Romanos) lembram do cumprimento dessa profecia e a razão para isso entendemos na segunda parte do versículo.
“ E a quem foi revelado o braço do Senhor” Apenas aqueles a quem o braço do Senhor é revelado crêem, nenhum homem pode vir até Deus a não ser por uma extraordinária Revelação do Espírito Santo, pois, “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer e eu o ressuscitarei no último dia” Jo 6.44
2. “como renovo” Isaías diz “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes um renovo” Cristo venho da descendência de Davi.
“de uma terra seca” uma planta não vem naturalmente da terra seca. Calvino diz “O profeta mostra por quais meios o Reino de Cristo deve ser fundado e estabelecido, que não pudemos julgá-lo por concepções humanas”. Reino de Cristo é como a semente de mostarda. Cristo venho de uma família pobre, de Nazaré. Natanael diz “De Nazaré pode sair alguma coisa boa” (Jo 1.46).
“aparência nem formosura” nada em Cristo atraía os homens de acordo com concepções humanas, Cristo foi muito diferente do que os judeus esperavam ou do que os agradaria.
3. Cristo foi rejeitado pelos judeus, viveu em uma família humilde e não teve “onde reclinar a cabeça” (Mt 8.20)

Parte 3. O Sofrimento do Messias (Is 53v4-v9)
4 “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si” Jesus curou muitos doentes. Assumiu um corpo sujeito a dor e aflições. Curou a doença do seu povo, a doença da alma, o pecado. Além disso a vitória de Cristo sobre a serpente (Gn 3.15) significa a vitória sobre toda a maldição do pecado que inclui as doenças físicas também, o tempo disso na ressureição final.
“aflito, ferido de Deus e oprimido” Apesar de ser justo ele foi punido mesmo com Pilatos não achando falha nele ele foi ferido e oprimido.
 5. “pelas nossas” Cristo não morreu pelas suas falhas já que ele não tinha nenhuma, mas pelo seu povo “porque Ele salvará seu povo do pecado deles”.
“castigo que nos traz a paz” “Justificados pois mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” Cristo tomou no lugar do seu povo o castigo que lhes era devido, o cálice da ira do seu Pai, para nos reconciliar com Deus “ora tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”(2 Cor 5.18)
“pelas suas pisaduras [feridas]” Cristo curou o pecado do seu povo, por carregar o pecado deles. Fomos curados por “aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós para que, nele, fossemos feitos justiça de Deus” (2 Cor 5.21) Assim como a serpente levantada por Moisés no deserto curava aqueles que pela serpente foram picados “pois do modo que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado” (Jo 3.14).
6. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas” Naturalmente todo homem vive para si mesmo, buscando aquilo que lhe agrada. Isso também é verdade para os eleitos de Deus antes de sua conversão porque “não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Salmo 14.3) . Somos escravos de nós mesmos a não ser que Cristo nos liberte “Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36)
“mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos” Em nós mesmos como ovelhas dispersas estamos separados de Deus, mas em Cristo pela sua expiação unidos “Porque estáveis desgarrados como ovelhas, agora, porém,  vos converteste ao pastor e bispo da vossa alma”(1 Pe 2.25) e Cristo é o pastor que dá vida pelas suas ovelhas (Jo 10.15).
7. “não abriu a boca” A obediência de Cristo em cumprir seu plano e “pela obediência de um muitos foram feitos justos” (Rm 5.19) “tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fp 2.8)
“como cordeiro” alusão ao cordeiro sacrificado, pois Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29)
8 “por juízo opressor foi arrebatado” “foi cortado da terra dos viventes” A vida de Cristo foi tirada de forma violenta
“de sua linhagem, quem dela cogitou” Calvino entende que a linhagem aqui se refere a vida eterna de Cristo e não somente dele como da igreja “Cristo é o cabeça da igreja” (Ef 5.23) pois “havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos já não morre, a morte já não tem domínio sobre Ele” (Rm 6.9) e as “portas do inferno não prevalecerão contra a [igreja]” (Mt 16.18).
“por causa da transgressão do meu povo” Cristo morreu pelo pecado do seu povo, dos seus eleitos.
9. “designaram lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte” Cristo foi entregue aos perversos, porém o seu corpo ficou ao cuidado de ricos com José de Arimatéia e Nicodemos.
“nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca” Cristo morreu pelos pecados do seu povo por ser inocente e não ter pecado algum. Ele foi o sumo sacerdote “que foi tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado” (Hb 4.15). Ele é o único de mãos limpas e coração puro que pode subir ao monte do Senhor (Salmo 24).
Parte 4. A Exaltação do Messias (Is 53v10-12)
10. “Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo o enfermar” Cristo carregou o pecado do seu povo e nele foi feito justiça de modo que Deus se agradou em fazer justiça sobre o seu filho “Desperta ó espada contra o meu pastor” (Zc 13.7) “Ele não poupou seu próprio filho, antes por todos nós o entregou” (Rm 8.32) Cristo disse “não beberia por ventura o cálice que o pai me deu” (Jo 18.11). Cristo teve o calcanhar ferido pela serpente (Gn 3.15) e “foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus” (At 2.23)
“quando der Ele a sua alma como oferta pelo pecado” – Cristo deu sua vida pelo seu povo, não só sua alma como também seu corpo, pois “Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Ef 5.2)
“verá sua posteridade” – verá o grande número de almas que nasceram de novo pela semente incorruptível como fruto de sua morte e sofrimento “se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer fica ele só, mas se morrer produz muito fruto” (Jo 12.24)
“Prolongará seus dias” – vive eternamente, para ver todas as crianças que o Pai deu a Ele “Farei durar para sempre a sua descendência, e o seu trono como os dias do céu” (Sl 89.29)
“e a vontade do Senhor prosperará em suas mãos.” – Mãos significa ministério. O ministério de Cristo prosperará e será frutífero. Seu reino é como a semente de mostarda “que as aves do céu aninham-se nos seu ramos” (Lc 13.19)
11. “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito” Cristo alegra em ver o fruto do seu trabalho, em ver suas crianças regeneradas e santificadas pelo seu trabalho.
“com seu conhecimento justificará” Somos justificados pelo conhecimento [e fé] em Cristo e sua obra, por ela somos declarados justos perante Deus. “Sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há me Cristo Jesus” (Rm 3.24)
“a muitos” Cristo morreu por muitas pessoas, mas não por todas as pessoas. Todos aqueles por quem Cristo morreu, o seu povo será salvo.
“porque as iniquidades deles levará sobre si” Só podemos ser declarados justos porque Cristo carregou nossos pecados, os pecados do seu povo.
12. “Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá Ele o despojo” Cristo é recompensado pelo seu sacrifício e por tudo que Ele fez e nós compartilhamos dos frutos da vitória do nosso general “foi crucificado em fraqueza; contudo vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com Ele para vós outros no poder de Deus” (2 Cor 13.4) “Quando Ele subiu as alturas levou cativo o cativeiro e concedeu dom aos homens” (Ef 4.8)
“contado com os transgressores” morreu punido com um transgressor
“levou sobre si o pecado de muitos” não todos, mas muitos de todas as tribos, raças e línguas.
“pelos transgressores intercedeu” Cristo ora por aquele que os feriram “Pai, perdoa-os, Eles não sabem o que fazem”(Lc 23.34) [de certa forma nós todos o ferimos, v 5] mas também por todo o seu povo (Jo 17).
Revisão
Parte 1 – O Servo que será Rei (humilhação seguida de exaltação) e é crido entre os gentios (52v.13-v.15)
Parte 2 – Cristo rejeitado pelos judeus “Venho para o que era seu e os seus não o receberam” (Jo 1.11)(Is 53v1-3)
Parte 3. O Sofrimento do Messias (Is 53v4-v9)
Parte 4. A Exaltação do Messias (Is 53v10-12)
Aplicação
Mensagem da cruz – Cristo morreu por pecadores
- Se Cristo já é o pastor da vosso alma, tomo a mensagem da cruz, a mensagem do Evangelho com seu alimento diariamente, lembre todos os dias que “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos” (Is 53.6) Esse era o alimento de Paulo mesmo depois de anos de caminhada “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação que Cristo Jesus venho ao mundo morrer para salvar pecadores, dos quais eu sou o principal”
- Se Cristo não é o vosso pastor, e estar na igreja não significa que Cristo é o seu pastor se você ainda vive para si mesmo. “tanto cristãos como gregos estão debaixo do pecado” (Rm 3.9) Olhe para si mesmo através da Palavra de Deus e veja como você é miserável, você é imundo e suas obras de justiça são trapos de imundícia (Is 64.6) e Deus é Santo, Santo, Santo (Is 6.3), você enche diariamente o cálice da ira de Deus que está prestes a ser derramado. Mas há boas notícias, Cristo morreu por criaturas miseráveis como você, Ele morreu por um blasfemo como Paulo, por publicanos, por meretrizes. Há esperança para aquele que está desesperado, para aquele que percebe-se como imundo. “Vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55.1) Venha assim como estás, “Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo o abraçou e o beijou.” (Lc 15.20). Cristo venho buscar aquele que está perdido. Irá lhe custar seu orgulho, sua justiça própria, seus pecados prediletos e toda glória do mundo. Mas a “cruz precede a coroa” (J.C Ryle). Venha pecador e encontre vida em Cristo Jesus.
Amém.




Autor: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário