terça-feira, 19 de junho de 2012

O Cristão e o facebook, parte 1


“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não terei galardão junto de vosso Pai Celeste” (Mateus 6.1)
Algo interessante sobre a internet, é que tudo que é colocado na “rede” fica disponível para todas as pessoas, portanto, é um bom meio de chamar atenção para nós mesmos.

É da nossa natureza, buscarmos a glória dos homens, sempre queremos chamar a atenção, seja quando quero contar a piadinha mais divertida numa roda de amigos, quando quero mostrar o que também sei sobre determinado assunto, como os fariseus gostamos dos “primeiros lugares”[1].
Juntando o que disse nos dois parágrafos anteriores, a internet é um bom modo de chamarmos atenção para nós mesmos. O facebook, em especial, por envolver muitas pessoas é muito “útil” nesse sentido.
Um dos modos de chamar a atenção no facebook, é demosntrando através dessa rede social como eu sou “espiritual”, “erudito” e etc. Coloco uma frase de Calvino, de John Owen e espero ansioso que alguém curta o que eu disse ou que teça um comentário, assim estou demonstrando toda minha espiritualidade através da internet.
Outros, talvez não tentem demonstrar sua “espiritualidade” e “erudição”, mas chama atenção para si do mesmo modo, por meio das fotos, piadinhas, comentários engraçados, ou se fazendo de vítima por algum motivo (por estar solteiro, por ser pobre, por ser “azarado” etc.).
Porém, para o cristão, nós nunca devemos ser o foco. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.16). Nós devemos sempre apontar para a luz, mas nunca devemos nos comportar como a fonte da luz, porque quando Cristo nos chama Ele diz: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome sua cruz e siga-me”. (Mateus 16.24)
Não estou dizendo com isso que você deve largar o facebook, mas que cada um pense ao usar o facebook a glória de quem eu tenho buscado?
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Corintios 10.31).



PS: Não quis dizer com isso que todos que colocam frases cristãs por assim dizer no facebook, o façam para se mostrar. Pode-se fazer isso com intuito de edificar uns aos outros, mas não podemos negar que podemos fazer isso numa tentativa de mostrar nossa vida espiritual aos outros, e fazendo isso já tivemos nossa recompensa.

Autor: Ivan Junior

[1] Ver Lc 14.7, Lc 20.46

Nenhum comentário:

Postar um comentário