quinta-feira, 9 de junho de 2016

Estudo Romanos 9.1-18

Romanos: 9. 1-18. Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração. Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém. Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.  Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.  E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito: O maior servirá o menor.  Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.  Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.  Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. - Bíblia JFA Offline

Paulo o apóstolo dos gentios, ao longo da carta aos Romanos deixou claro que todos judeus e gentios eram pecadores, que os gentios eram igualmente salvos pela fé e também que nem todo judeu era um verdadeiro israelita. Tal acusação podia levar Paulo a ser acusado de estar contrário aos judeus, mas Paulo inicia o capítulo 9 dizendo que realmente amava aos judeus, a ponto, de se possível, trocar sua salvação pela salvação de seu povo. Tal postura de Paulo era a postura de outros servos de Deus como Moisés, e ecoa o exemplo maior de Cristo.
Os judeus foram abençoados com o favor especial de Deus, e até mesmo Cristo em relação a sua natureza humana era judeu. Esse Cristo a quem Paulo também declara como Deus.
A Palavra de Deus não falhou pois nem todo judeu é Israelita. A prova de que não é a descendência sanguínea que faz o homem israelita está em a escritura dizer que a descendência de Abraão seria da promessa, a de Isaque, o que mostra que nem todo filho de Abraão é verdadeiro Israelita. E nem mesmo todo filho de Isaque é Israelita visto que antes mesmo de Esaú e Jacó terem nascido ou terem realizado qualquer boa obra Deus prometeu que Esaú serviria Jacó, A palavra de Deus dizia que Deus amou Jacó e se aborreceu de Esaú, deixando claro que Deus escolhe pessoas independentemente de suas obras. É isso injusto? Não, pois Deus tem misericórdia e endurece quem ele quiser, não dependendo a salvação de qualquer obra humana mas de Deus usar sua misericórdia.
Que a eleição sirva para questionarmos não o porque de Deus não ter escolhido todos, mas o porque escolheu alguns sendo que ninguém merecia. Antes de mostrar injustiça da parte de Deus a eleição mostra o amor de Deus pelo seu povo, indigno como Jacó da misericórdia de Deus.

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