terça-feira, 12 de abril de 2016

Estudo - Romanos 3.1-20

Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;  porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3.1-20. Bíblia JFA Offline.


Resumo do estudo:
Se o verdadeiro judeu era aquele circuncidado no coração qual seria a vantagem de ser um judeu?
A vantagem estava no fato de primeiramente Deus ter se revelado aos judeus.
Mas nem todos os judeus foram fiéis, Deus foi infiel?
Não, Deus é verdadeiro, e isso é necessário para que o juízo dele seja justo.
Mas se minha injustiça destaca a justiça de Deus por que ainda sou condenado?
Se Deus não condenar os judeus infiéis como poderia condenar os gentios infiéis.
Ainda que haja um privilégio do judeus por a ele terem sido conferidos os oráculos de Deus, por Deus ter se revelado de maneira especial a eles, tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Todos pecaram e se afastaram de Deus.
De modo que tudo que a lei diz é para tornar todos culpados, pois como ninguém cumpre a lei ninguém poderia ser justificado por ela.

PS: No verso 4 Paulo faz uma citação do Salmo 51.4, no qual depois de uma situação de pecado Davi lembra que Deus seria justo em condená-lo. A ideia é que nossa injustiça é um meio no qual Deus manisfesta sua justiça, por isso é lançado no verso 5 o questionamento se Deus não seria injusto me condenando já que minha injustiça é um instrumento para manifestação da justiça de Deus.

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